Percepção

Um olhar atento para os detalhes…

A vida nas grandes cidades faz com que as 24 horas do dia sejam ainda poucas para as nossas atividades. Buscamos o quê? Esperamos o quê? Quando vamos ter um tempo para um café, um bate-papo com o cara da banca de jornais, com o colega de trabalho, com aquela menina que sempre cruzamos um olhar? Os urbanóides, criaram um vício que os impede de ver sutilezas no dia a dia. Você caminha por uma calçada de uma avenida como a Paulista, em São Paulo e vê que os rostos estão travados.

Desesperados para chegar a algum lugar. Uma carga de tarefas que chega à exaustão. Ganhar dinheiro é preciso. Trabalho, pouco tempo de descanso, faculdade à noite… Entendo. Já fiz muito isso. Trabalhava o dia todo, ia direto para a faculdade e voltava para casa lá pelas onze, onze e meia da noite… Aí então ia jantar e dormir à 1 da madrugada. E o ciclo se repetia dia após dia. Sei como é, e isto não é uma crítica. É um fato. Mas o que proponho é que separemos pelo menos dez minutos do dia para dar uma olhada em um jardim.

Observar o movimento do caminhão do lixo e aquela maquinaria toda de pressão, alavancas, pistões. Aproveitar e dar um bom dia àquele cara que coleta o lixo na calçada e o deposita nesse caminhão. Observar a arquitetura local, as formas, os desenhos e até os grafites pintados nos muros.

Experimentar sorrir para alguém e cumprimentar. Observar o trabalho do cara com a britadeira a serviço da companhia de gás ou de telefone e trocar algumas breves palavras com ele, sobre o seu trabalho, sobre como seria difícil se um de nós – vestidos socialmente, trabalhando em escritórios modernos, com café, água gelada, bolachinhas disponíveis – tivéssemos que encarar um trabalho desses por várias horas ou vários dias. Comentar como a Dona Zezé, a moça do café, esta mais bonita com seu novo corte de cabelo.

São só dez minutos. Observar os detalhes. Os detalhes que compõe o todo. Os detalhes que fazem a diferença. Dez minutos que farão a diferença no seu dia.

Fotos Chico Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cópia não permitida. Don`t copy, please!